Soluções de Aquecimentos em Processos Aeronáuticos

O Problema

Recentemente, a Higher foi convidada para desenvolver um projeto de um sistema de aquecimento homogêneo e controlado para uma Empresa Aeronáutica. Houve a necessidade de conhecer o processo na linha de montagem dessa Empresa Aeronáutica, a Higher enviou uma equipe especializada para analisar o caso. Parte do processo da linha de montagem da Aeronave é a fixação de uma estrutura conhecida como Pilone* à estrutura principal da aeronave. Pontos de fixação do Pilone são furos com precisão H7 e que são embuchados.

A Empresa tinha certa dificuldade de introduzir essas buchas nesses furos e que grande parte do Pilone é feito em Alumínio e outras partes em Aço e Titânio. Esta Empresa utiliza um processo de congelamento dessas buchas por Criogenia a Nitrogênio a 180°C negativos, com intuito de diminuir o volume dessa bucha e facilitar sua inserção nos furos. Porém, ainda a Empresa encontrava uma interferência mínima na inserção da bucha e foi então que a empresa adotou o processo de aquecimento sobre o furo, dilatando o suficiente para eliminar qualquer interferência da inserção da Bucha sobre o furo.

Resolveu o problema, contudo criou-se um outro problema, pois o aquecimento feito no furo era através de um termogan que aplicava um fluxo de ar quente em torno de 300°C. Isto acarretou em dois problemas:

  1. A direção do jato de ar era pontual e não distribuída em toda massa em torno do furo.
  2. Não tinha controle de energia de calor necessário para aquecer a massa em torno do furo a 80°C, temperatura requerida para dilatação do furo no Alumínio.

A Solução

A questão é que esse processo provocava aquecimento superior aos 100°C em parte do Alumínio, temperatura impraticável, podendo provocar modificações das propriedades do material aquecido, conforme as Normas Técnicas Internacionais Aeronáuticas e conforme a Engenharia dessa Empresa. Foi então que a Higher apresentou uma solução de aquecimento, através de uma sonda aquecedora, com respectivas características:

  1. Adaptável facilmente no furo, devido a sua construção física, permitido ajuste perfeito no furo.
  2. Controle correto de Potência de energia de calor, aquecendo o furo a 80°C no tempo determinado.e
  3. Aquecimento por condução e convecção, oferecendo performance aliado a segurança para o usuário ao manusear a Sonda Aquecedora.

A Equipe Higher está orgulhosa de participar desse projeto, pois propiciou a plena satisfação do Cliente, ao prover solução com um sistema de Aquecimento Inovador e Eficaz. Esse e outros Projetos de Solução de Aquecimento são motivos que Impulsiona a Higher a ser uma Empresa Inovadora no Mercado e uma das lideres no mercado nacional.

*Pilone: Estrutura composto em grande parte em Alumínio e outras partes menores de Aço e Titânio, que tem a finalidade de propiciar a sustentação do propulsor a jato da aeronave e também é a estrutura interna da asa.

  • Design

    Pilone em Alumínio, Aço e Titâneo

  • Cliente

    Força Aérea Brasileira

Faça agora o sue orçamento online.

Fale já com nossos consultores,
realize o seu orçamento.